Mídias Digitais na Literatura Jovem

, , No Comments

Como em tudo no mundo, as inovações tecnológicas e as mídias digitais não deixaram de causar impacto também na literatura.
O principal impacto foi a criação dos e-books em substituição aos livros impressos, mesmo que ainda não de forma completa, pois muitos leitores ainda preferem o livro em si.
Apesar desses leitores se manterem reticentes a mudança, é inegável que os e-books são uma revolução no mundo literário, visto que são mais baratos, algumas vezes até gratuitos, e mais fáceis de carregar, já que são levados em celulares e tablets, o que facilita e traz praticidade, e muito, à vida de professores e estudantes, por exemplo, que não precisam carregar pilhas de livros todos os dias.
Além do mais, reportagens são apresentadas diariamente de como é complicado entrar em qualquer meio de transporte. A quantidade de gente que se acumula é terrível, e ficar no aperto com um livro na mão, não tem condições, além do peso e é difícil de virar a página. Ler é algo para ser agradável e confortável. Com o surgimento dos e-books, houve mais facilidade na vida dos leitores. Mudar de página ficou apenas a um deslizar de dedos.


Foto: Edu Cesar (on.ig.com.br)

Esse avanço tecnológico e contemporâneo, também teve um notável domínio no surgimento da cultura de massa. Cultura essa que tem ganhado um grande espaço na literatura, trazendo gêneros despojados para os jovens, a fim de entreter e assimilar conhecimentos, aumentando o interesse deles nos livros.
No Brasil, os e-books ainda estão apenas começando, mas é possível que seu uso aumente o número de leitores, principalmente entre os jovens.
As mídias sociais, como o Facebook e os blogs, como esse, também causaram um impacto muito positivo na literatura, pois permitem uma interação entre os leitores que não existia antes, como a criação de grupos virtuais e eventos presenciais que unem os fãs de determinados livros, filmes, quadrinhos e séries, até mesmo fãs de literatura em geral. Segundo a autora da saga Divergente, grande parte do seu sucesso repentino foi devido às mídias sociais e blogs sobre a saga espalhados nos quatro cantos do mundo.
Depois da adaptação do livro Harry Potter para os cinemas, o interesse das produtoras de cinema pelas adaptações, principalmente direcionadas para o público jovem, aumentou consideravelmente. A maior parte dos filmes em cartaz nos cinemas foi adaptada de livros, o que pode trazer lucro para o mercado literário, já que faz surgir no público um interesse de ler o livro adaptado, principalmente no caso de séries e sagas. 
Mas toda essa tecnologia também pode trazer problemas para o mercado literário no futuro, principalmente nos setores ligados à literatura impressa, gerando desemprego e até mesmo o fechamento de algumas empresas.

Está nascendo um novo mundo, onde ler um livro em uma tela de celular é normal. Os computadores e smartphones estão passando a serem mais acessíveis devido ao seu barateamento para a população. Com isso, a internet se popularizou e ganhou força no quesito da comunicação, informação e interação. As mídias digitais  estão trazendo cada vez mais inovações para os grupos literários e com esperanças de sempre ajudar cada vez mais os leitores a saborearem novas histórias. Com certeza, as mídias digitais já trouxeram e ainda vão trazer muito mais benefícios e do mesmo modo, claro, algumas desvantagens para o mundo literário. O que ainda está por vir, só o tempo dirá.

0 comentários:

Postar um comentário

contador de visitas tumblr