O blog Reino Literário entrevistou nessa última semana a Educadora Profa. Dra. Ana Sílvia M. Aparicio, docente da área de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), para saber um pouco mais da relação do jovem com a literatura nos dias de hoje. Confira a seguir:
Você acha que tem aumentado o interesse dos jovens pelos livros nos últimos anos? Por quê?
Sim. De fato, tem aumentado o interesse dos jovens pela leitura de livros, mas não necessariamente dos livros impressos e de literatura. Certamente, a grande contribuição para isso é o uso da internet, das redes sociais, dos aparelhos smartphones, dos tablets e leitores de livros eletrônicos.
Pesquisas têm demonstrado que os jovens nunca leram tanto, mas não apenas livros, e sim uma diversidade de informações que estão disponíveis nos meios digitais. Essa prática faz surgir novas formas de ler, que rompem com aquela leitura linear que tradicionalmente se faz de livros impressos.
Por outro lado, a evolução da chamada literatura de entretenimento, como por exemplo, o fenômeno de Harry Potter, também pode ser uma explicação para o aumento do interesse dos jovens pela leitura de livros, e pode ser por onde os jovens comecem a se interessar pela literatura.
Na sua opinião, quais gêneros literários atraem mais os jovens?
Os jovens gostam de ficção, de aventuras, de enigma, suspense, de textos que tenham muita ação.
Com sua experiência como educadora, você acredita que esse tipo de leitura de entretenimento torna o jovem um leitor temporário ou é possível manter esse jovem leitor após a febre desses livros?
A meu ver, para que o jovem seja um leitor assíduo e maduro, depende muito das mediações que são feitas pela escola, mesmo tendo a literatura de entretenimento como ponte. E, para isso, é preciso que a escola faça ligações entre a internet e a literatura. Ou seja, que o professor incentive em sala de aula a leitura de livros digitais, acesso aos e-books, utilize sites que disponibilizem obras literárias na íntegra, etc. Além disso, é preciso que a escola abandone a prática de leitura como obrigação e procure (re)conhecer o que aluno já lê fora da escola para poder dialogar com esse aluno e lhe apresentar outras possibilidades de leitura.
Como deve ser despertado o interesse dos jovens para a literatura brasileira, sendo que temos tantas obras clássicas e riquíssimas em conteúdo, e as que mais atraem são obras estrangeiras?
Uma ação importante é que o professor seja um modelo leitor, desde a educação infantil, um leitor que aprecie e que leve para a sala de aula obras da literatura nacional que apresente temas de interesse das crianças e jovens, como temas da atualidade; e que também tenham histórias que envolvam aventura, ação, suspense. E a nossa literatura tem boas obras desses gêneros que interessam aos jovens.
Da mesma forma, o papel dos pais também é muito importante nessa formação. Deve incentivar a ida à livrarias, às feiras de livros, à exposições, mostras, eventos, que valorizam a produção literária brasileira.
Qual seria o "segredo" para manter os jovens de hoje interessados pelos livros? Tipo de linguagem utilizada pelos autores ou adaptações das obras para cinema, mini-séries, histórias em quadrinhos? Por quê?
Não sou contra as adaptações ou transposições da literatura para outras mídias, desde que tenham qualidade dos recursos da linguagem utilizada. São formas legítimas para despertar e manter o interesse dos jovens de hoje pela literatura. Não há como negar, por exemplo, o papel importante que a HQ, o mangá, vem desenvolvendo em nossa cultura, inclusive, cada vez mais com boas adaptações de obras clássicas de literatura brasileira.
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